sábado, 31 de agosto de 2013

As 15 melhores músicas de rock dos anos 2000

O rock não morreu nos anos 2000, ainda que os saudosistas reclamem da qualidade das músicas do estilo lançadas naquele período de tempo. Os anos 2000 (2000-2009) foram os anos do explosão do indie rock, mas muitas bandas e artistas já consagrados fizeram excelentes músicas na década. Portanto, o rock nos anos 2000 foi fortalecido por inúmeras músicas marcantes, que excelente qualidade, e vou trazer as 15 melhores músicas de rock da década na minha opinião:

15 - This Love - Maroon 5: Esqueça o Maroon 5 pop dos anos 2000. Em This Love a banda de Adam Levine mostra que sabe fazer um bom funk rock, com a guitarra muito swingada, refrão ótimo de cantar, e Adam é um ótimo cantor, e batida contagiante. A ponte no meio pro final da música é espetacular e ajuda a tornar a música uma das melhores nesses 10 anos.



14 - Mr. Brightside - The Killers: Um épico moderno, Mr. Brightside é um exemplo de como o rock alternativo é criativo.  É impossível não se contagiar com a sintonia perfeita entre a voz e os instrumentos e os "crescendos" durante a música, que fazem dela uma das melhores dos anos 2000.



13 - Maps - Yeah, Yeah, Yeahs: O contraponto entre a guitarra rápida e a bateria muito marcada é sensacional, e o vocal é espetacular. Não parece, mas é uma canção de amor, o que impressiona ainda mais, devido à sua construção diferente do padrão para as "love songs".



12 - No One Knows - Queens of the Stone Age: A guitarra de Josh Homme combina demais com a bateria de Dave Grohl, tanto nos versos, muito marcados, quanto no refrão, e os solos de baixo e guitarra não devem a nenhum clássico do rock. Enfim, rock como ele deve ser.



11 - All My Life - Foo Fighters: Dave Grohl já era uma lenda no Nirvana, mas montou o Foo Fighters e conseguiu fazer história de novo. All My Life é um grande exemplo disso, com Dave mostrando que sabe, e muito, cantar e tocar guitarra, além de ter um refrão é espetacular.



10 - Hysteria - Muse: A melhor linha de baixo da década, com um riff de guitarra do Matt Bellamy, que também mostra muito da sua voz. O refrão é ótimo, o solo de guitarra também, e por isso tudo a música abre o meu top 10.



9 - By The Way - Red Hot Chilli Peppers: Flea é um monstro, Frusciante também,  mas Chad Turner e Anthony Kiedis não fica pra trás. As mudanças de ritmo da música são geniais, e mesmo que você não entenda metade do que o Kiedis cante na música, tenta imitá-lo. Funk Rock como deve ser, é um dos maiores sucessos da banda, já eternizada no Hall da Fama do Rock, obrigatória nos shows da banda.



8 - Time to Pretend - MGMT: Psicodélica, louca, viciante e marcante. Não tem como descrever a música com palavras, mas a letra é muito bem transformada em melodia, harmonia e ritmo, mostrando a agonia e a frustração da vida das estrelas, e sua necessidade de esconder do público o que realmente está sentindo.



7 - Take Me Out - Franz Ferdinand: Clássico instantâneo do rock alternativo, e não podia ser diferente com a guitarra inconfundível, ótimo refrão e linha de baixo. Não é a toa que é nome certo em listas como essa...



6 - I Bet That You Look Good On The Dancefloor - Arctic Monkeys: Suja, crua e intensa. I Bet... é um exemplo da força do rock, e uma estreia fenomenal para uma banda alternativa. O dueto de Alex e Matt é sensacional, assim como a linha de baixo.



5 - American Idiot - Green Day: De loucos drogados a banda politizada. O Green Day mudou, mas mostrou com American Idiot que ainda sabia fazer um bom punk rock, mas com letras engajadas que criticam a mídia, o governo, os americanos, enfim, o American Way of Life. Destaque pra bateria e pro riff de guitarra, que ajudaram muita a tornar a música um dos grandes clássicos da década.



4 - Beautiful Day - U2: A banda já era enorme, e mostrou que não perdeu a forma com Beautiful Day. O refrão muito bem cantado por Bono, aliado à guitarra sempre notável de The Edge, ganhando inclusive os Grammys de gravação do ano, música do ano e melhor performance de banda de rock. Não preciso dizer mais nada...



3 - Last Nite - The Strokes: Eles começaram uma nova onda de rock alternativo com essa música. A simplicidade genial da música mostra todo o poder do rock, de modo que é complicado transformar em palavras o que se sente ouvindo Last Nite.



2 - Clocks - Coldplay: Se a música fosse apenas o riff de piano já seria um clássico, mas esse riff é brilhantemente acompanhado pelo resto dos instrumentos e, principalmente, pela voz do Chris Martin. Ganhou o Grammy de gravação do ano de 2003, e esse ano foi especialmente abençoado no mundo da música, o que abrilhanta demais a conquista. Pelo conjunto da obra, ficou com o 2º lugar na lista.



1 - Seven Nation Army - White Stripes: A banda não tem baixista, o que fazer? Transformar a guitarra em baixo e entrar para a história. Foi assim que Jack e Meg White se eternizaram no mundo da música, com o riff de guitarra/baixo mais famoso dos últimos 20 anos. Simples e genial, o riff que embala a música se transformou em muito mais do que uma parte da música, se tornando grito de torcida em todo o mundo, além de prato cheio para os iniciantes na guitarra/violão. Por toda essa influência na cultura pop, Seven Nation Army é, sem dúvida, a melhor música de rock dos anos 2000.


OBS: Só coloquei uma música por artista porque tinha muitas músicas marcantes de muitas bandas pra escolher. E não liguem muito para a ordem, principalmente nas primeiras 10 músicas da lista.

Vejam as listas do pop aqui e do rap aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário