sábado, 26 de janeiro de 2013

Momentos que mudaram a música para sempre (parte 1):

De tempos em tempos alguma coisa acontece no mundo da música que o muda completamente. É aquele momento em que você e todos sabem que nada será como antes. Pode ser uma música, o surgimento de uma banda, de um movimento, de um novo estilo. Seja o que for, é tão intenso, original e diferente que atrai a atenção de todos e termina por influenciar tudo aquilo que vem depois. Escolher 5 desses momentos é difícil, o que vai me levar a fazer outro(s) post(s) com momentos marcantes da história da música pop moderna, mas vou tentar:

1- Robert Johnson grava Cross Road Blues (1936): Não importa o que você esteja escutando nesse momento. Do blues ao hip-hop, do rock ao pop, tudo, absolutamente tudo que veio depois de Cross Road Blues tem, ainda que remotamente, influência dessa música e do Robert Johnson. O homem que, dizem, vendeu a alma ao diabo em uma encruzilhada em troca da habilidade com o violão e o sucesso, conseguiu o que queria, criando a música que foi seu maior sucesso e tornou possível, de certa forma, toda a diversidade de ritmos e estilos da música internacional dos últimos 70 anos.

2- A Beatlemania invade a América (1964): O rock americano estava em baixa, diziam que iria acabar. Elvis Presley estava no exército, Little Richard tinha se convertido e parado de cantar músicas profanas, Chuck Berry estava preso e Jerry Lee Lewis envolvido em polêmicas pelo casamento com uma menor de idade. Os Estados Unidos estavam carentes de ídolos e o rock não dava sinais de força. Do outro lado do Atlântico, na Inglaterra, várias bandas começaram a explodir no início da década de 60, influenciadas pelo blues e pelo rock americanos. Em 1964, os Beatles já eram um sucesso absoluto na Inglaterra, mas faltava a consagração mundial. Foi então que eles desembarcaram nos Estados Unidos pela primeira vez, no início do ano de 1964, levando uma multidão ao aeroporto e se apresentando no Ed Sullivan Show, o mais popular da época, para um público recorde da TV americana. Hits como She Loves You, I Wanna Hold Your Hand e Twist and Shout passaram a dominar as paradas americanas e o rock voltou a ficar em evidência, estimulando o surgimento de novas bandas locais e a consagração de bandas inglesas que também invadiram a América na década de 60.

3- Bob Dylan se torna "elétrico" (1965): Dylan já era um importante artista folk, e suas letras já eram aclamadas e admiradas. Faltava o sucesso nacional. Então Bob teve a ideia mais genial que pode ter em toda sua vida: usar uma guitarra elétrica em um festival de música. Além de surpreender todos que esperavam um Dylan com violão e gaita, cantando folk - Dylan foi muito vaiado pela atitude - o fato dele passar a usar, também a guitarra deu ao rock ares mais politizados, mostrando que o rock n roll poderia, ao mesmo tempo, fazer dançar e pensar, e foi essa atitude polêmica que o tornou um dos mais respeitados artistas e compositores da música pop e possibilitou ao rock ser um instrumento de contestação da ordem social e política, o que foi extremamente marcante na segunda metade da década de 60 e nas décadas seguintes, desde o movimento hippie aos movimentos punk e grunge.

4- O pequeno grande passo de Michael Jackson (1984): Sim, Michael já era uma estrela mundial e seu disco Thriller era um sucesso estrondoso. Mas foi no Aniversário de 25 anos da Motown que MJ escreveu de vez seu nome na história da música. O show, até então na companhia dos irmãos do Jackson 5, estava muito bom, com Mike e os irmãos cantando os sucessos do passado e lembrando tempos bons. Mas aquilo não era o suficiente para Michael. Ao começar a música Billie Jean ninguém na plateia imaginaria o que estava por vir. Os passos de dança já eram conhecidos, todos sabiam da habilidade de dançarino do cantor desde os tempos de Jackson 5. Foi então que o mundo parou por alguns segundos. Michael deslizou para trás, girou sobre o próprio eixo e parou na ponta dos dedos dos pés. Nascia o moonwalk. E com o moonwalk, a música pop sofreu um avanço significativo, pois seus artistas passaram a aliar música e dança, transformando seus shows em verdadeiros espetáculos, aproximando-se dos fãs, que passaram a imitar, não  só o moonwalk, como vários outros passos que vieram depois. (Psy, agradeça ao Michael Jackson pelo sucesso de Gangnam Style)

5- Walk This Way coloca o rap em evidência (1986): O rap existia desde aproximadamente o fim da década de 70, mas só alcançou o sucesso em 1986, com a versão de Walk This Way, música do Aerosmith gravada pelo trio do Run-D.M.C. Os membros do Run-D.M.C. gostavam de samplear músicas de rock, e acabaram regravando Walk This Way, com a colaboração de Steven Tyler e Joe Perry, membros do Aerosmith. O vídeo feito para a música foi o primeiro vídeo de um negro, além de Michael Jackson a ver transmitido na MTV, até então um canal de televisão muito racista. Foi a partir de Walk This Way que o rap, através do canal de música, chegou aos ouvidos do grande público americano e se popularizou, se transformando em um dos principais gêneros musicais dos últimos 30 anos. Foi por causa do Run-D.M.C. e da mistura de rap com rock que vários artistas geniais, como Tupac, Biggie Smalls, Eminem, Kanye West e Jay-Z apareceram e se tornaram estrelas da música. Além disso, a mistura de rock e rap fez surgir bandas como Rage Against The Machine, Linkin Park e tantas outras que misturam os dois estilos.


Lembrem-se de mais momentos marcantes da história da música e me ajudem a fazer as continuações dessa série de posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário