quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Conhecendo melhor: Tupac Shakur

Vou começar uma série de posts sobre grandes artistas da música, tentando mostrar o que faz desses artistas grandes nomes através de 5 músicas. Para começar essa série escolhi aquele que é considerado (e eu também acho isso) o melhor rapper de todos os tempos: Tupac Shakur. Maiores informações sobre a vida dele na wikipédia.



Sem mais, vamos começar:

1- Changes (feat. Talent): É a música mais marcante do rapper de NY. Nela toda a consciência social e humanitária de Tupac é traduzida em letra e música, com um refrão marcante que mostra a total descrença com a mudança de atitudes da sociedade em relação ao racismo, a pobreza e a desigualdade social. Naquele tempo, Pac dizia que os Estados Unidos não estavam prontos para um Presidente negro, e a pergunta fica: será que o fato de Obama ter sido eleito e reeleito significou o fim do racismo na américa? A resposta é óbvia...

2- Dear Mama: Aqui Tupac mostra todo seu amor e respeito à sua mãe, e faz o que pode ser considerado um hino à todas as mães do planeta. A música mostra que a mãe do rapper, apesar de viciada em crack, ainda cuidava como podia de seu filho, e era uma inspiração e tanto para a lenda do rap. Essa música é a prova do que Tupac já dizia: que ele era muito sensível e que por isso era tão duro.

3- Hit 'Em Up: Essa música traduz bem a rivalidade entre as costas leste e oeste dos Estados
Estados Unidos em relação ao rap. Nessa época Tupac já morava na Califórnia e era inimigo de Notorious B.I.G., antes seu amigo. A música mostra que Tupac podia ser agressivo quando queria e que essa "guerra" de rappers poderia acabar mal, como realmente a acabou, com Tupac e Biggie mortos assassinados.

4- 2 of Americaz Most Wanted (feat. Snoop Doog): A música é uma festa  gangster, como o próprio refrão diz. Tupac se junta a um promissor Snoop Dogg ainda em início de carreira e mostra bem a realidade dos guetos americanos. Segundo o próprio rapper, ele e Snoop são dois exemplos bem diferentes de homens da periferia que se completam muito bem.

5- California Love (feat. Dr. Dre): Aqui Tupac mostra todo seu espírito festeiro. Depois de sair da prisão,  assinar com a gravadora Death Row e ir morar na Califórnia, o rapper resolve homenagear a liberdade e o Estado que o acolheu, exaltando as festas e as cidades da Califórnia, de San Diego à Baía de São Francisco, numa música que pode ser tocada em uma festa e fazer todos dançarem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário