segunda-feira, 1 de abril de 2013

Festa da Música Tupiniquim - Especial Funk Carioca

Nunca julgue uma música pelo seu gênero. Essa deve ser a regra nº 1 de todos os amantes de música. No caso do funk carioca, como de outros estilos com maioria de música de gosto e qualidade duvidosas, essa regra ajudar a enxergar o que o estilo tem de bom. Por isso, vou listar 5 músicas do batidão carioca que mostram o lado do funk que a maioria dos funkeiros atuais tenta esconder, infelizmente:

1 - Rap do Silva - Mc Bob Rum: Como os melhores raps americanos, a música mostra a relação da pobreza com a violência, que acaba por fazer vítimas inocentes, como o Silva que só queria se divertir no baile funk.


2 - Rap da Felicidade - Cidinho e Doca: O melhor refrão da história do funk carioca. O rap da felicidade retrata a realidade das favelas cariocas e da cidade do Rio de Janeiro em geral como poucas músicas já fizeram. Assim como o Rap do Silva, tem uma excelente crítica social, sem perder o ritmo dançante e a batida característica do funk.


3 - Zona Oeste - Mc Marcinho e Mc Bob Rum: Com uma melodia incomum às músicas de funk, refrão sensacional e ritmo perfeito para um baile funk, se tornou clássico do estilo, merecidamente.


4 - Ela Só Pensa Em Beijar - Mc Leozinho: Hit absoluto do funk, que rendeu participação de Leozinho no Especial de Fim de Ano do Roberto Carlos. Acho que nem preciso falar mais nada...


5 - Nosso Sonho - Claudinho e Buchecha: A síntese do funk melody. Refrão grudento, perfeito pra cantar junto e capaz de fazer sucesso em festas até hoje. Sinta-se honrado se o nome do seu bairro é citado na letra...



Alguém me explica porque o nível das músicas de funk caiu tanto com o passar dos anos?

OBS1: R.I.P. Claudinho
OBS2: Fé em Deus, DJ!!!

sexta-feira, 29 de março de 2013

Deus existe e a música está aí pra provar...

Sim, você pode não acreditar, mas há diversas provas da existência de Deus nos mais variados campos do conhecimento, inclusive na arte e mais especificamente na música. Sim, e aqui vão 5 dessas provas da existência divina:

1- Ode To Joy de Beethoven: É só escutar, não é possível que um homem "sozinho" tenha tido a capacidade de compor essa obra tão perfeita, que na minha opinião é a melhor peça de música "clássica" já escrita, e um dos meus hinos da humanidade (além de ser o hino da União Europeia).


2- O "na na na na" de Hey Jude, dos Beatles: Como pode uma repetição de sílabas, com apenas 3 acordes, causar esse misto de emoções que Hey Jude causa? Paul McCartney só pode ter recebido inspiração divina pra fazer a música, especialmente essa parte final, é a única explicação possível... (vejam principalmente a partir dos 4:06)


3- Bohemian Rhapsody do Queen: Se toda a música já criada pudesse ser resumida em apenas uma música, esta seria Bohemian Rhapsody. E pra misturar todos esses estilos e sonoridades em uma música, a banda com certeza não foi a única compositora, e não precisa nem dizer quem ajudou...


4- O solo de guitarra de Prince em While My Guitar Gently Weeps no Rock n Roll Hall of Fame: Ele nunca tinha ouvido a música, segundo dizem por aí, e mesmo assim fez essa maravilha de solo que não só encaixou perfeitamente na música como tornou essa apresentação inesquecível. E a prova maior da inspiração divina está no final, quando Prince joga a guitarra para cima. Estaria ele devolvendo a guitarra para o Criador?


5- What a Wonderful World de Louis Armstrong: Claramente essa música é uma mensagem de Deus sobre as maravilhas por Ele criadas. É impossível ouvir essa música sem pensar no quanto o mundo realmente é maravilhoso, e no quanto a humanidade se esforça para estragá-lo.


Expliquem-se agora, ateus? Ainda acham que não existe um Deus? As provas estão aí, não tem como negar...

OBS: Deus aqui não necessariamente é o Deus judaico-cristão, pode ser qualquer manifestação divina, inclusive o Deus de uma tribo da Polinésia (vai que, né).


quinta-feira, 21 de março de 2013

Conhecendo Melhor: Especial Rock in Rio - Muse

Eu fiz uma confusão de dias e não me toquei que na segunda noite de show é a banda Muse que é a atração principal, e não o Timberlake, que é o principal nome da terceira noite de shows. Mas isso não importa aqui, e vamos falar sobre a banda, que é um power trio inglês de rock alternativo, formado por Matt Bellamy (guitarra e voz), Christopher Wolstenholme (baixo, teclado) e Dominic Howard (bateria). Vamos as músicas que podem fazer você ir ao show da banda no festival:

1- Supermassive Black Hole: Prestem atenção na guitarra e no refrão.



2- Uprising: Esse é daquelas que inflama qualquer plateia, com um dos melhores refrões da banda.



3- Knights of Cydonia: Uma aula de guitarra de Matt Bellamy, o mais novo "guitar hero" britânico.



4- Hysteria: Uma das melhores linhas de baixo de todos os tempos.



5- Madness: Rockstep ou Dub 'n Roll? A música mistura rock e dubstep e o resultado é espetacular.


Muse é uma banda muito boa no estúdio, mas é excelente ao vivo, uma das poucas que conseguem melhorar a performance nas apresentações, sendo certeza de um show inesquecível. Vale para quem aprecia solos de guitarra, riffs e linhas de baixo marcantes, ou seja, o bom velho rock n roll.

terça-feira, 19 de março de 2013

Conhecendo Melhor: Especial Rock in Rio - Justin Timberlake

Continuando a série sobre os headliners do Rock in Rio, hoje é dia de conhecer melhor o astro pop, ex-integrante de boy band que vai ser a atração principal do 2º dia de shows do festival: Justin Timberlake:

1- Cry Me a River: A melhor música da carreira do Timberlake.



2- What Goes Around... Comes Around...: É uma música grande, incomum para os padrões atuais do pop, mas em nenhum momento Justin se perde, e o instrumental é excelente.



3- Sexy Back: Um dos maiores sucessos de J.T., e merecidamente, porque é uma música viciante.



4- Summer Love: Refrão grudento, música boa para dançar, mas o destaque é a ponte entre os refrões.



5- Suit and Tie (feat. Jay-Z): Essa mostra que Justin está de volta e não perdeu a velha forma, mesmo depois de anos sem gravar inéditas.



Bom, Timberlake é o grande nome do pop masculino nesse século, é muito bom ao vivo, seja cantando ou dançando, e com certeza fará um excelente show no dia 15 de setembro, na sua 2ª participação no festival (a 1ª foi em 2001, quando ainda era integrante do 'N SYNC).

domingo, 17 de março de 2013

Conhecendo melhor: Especial Rock in Rio - Beyoncé

Bom, todas as atrações principais do Rock in Rio desse ano já foram divulgadas, e muita gente fica indecisa na hora de escolher um dia pra comprar o ingresso e ir. Por isso, vou fazer um "Conhecendo Melhor" com todos os headliners do festival, para tentar ajudar na escolha de quem ainda não se decidiu. Seguindo a ordem dos dias de shows, o primeiro headliner é a cantora Beyoncé. Então, vou mostrar 5 músicas dela (e depois das outras atrações principais) que possam fazer você se decidir a ir no dia do artista do post.


1- Crazy in Love (feat. Jay-Z): Na minha opinião, a melhor música dela, um clássico.


2- Single Ladies: "One of the best videos of all time" (WEST, Kanye).



3- Irreplaceable: O refrão fica na cabeça... "To the left, to the left".



4- Independent Woman: Tá, é do tempo que ela ainda era uma Destiny Child, mas é muito provável que ela cante no show, nem que seja num medley com outras músicas do grupo.

 
5- Halo: Nessa música ela pode mostrar uma boa parte da potência da sua voz, além de ter sido um super hit.



A banda dela é formada só por mulheres, e é muito boa, e ela realmente canta durante os shows, ao contrário de algumas artistas pop atuais que adoram um playback. Portanto, se você gosta de pop/r&b bem feito, é quase obrigatório ir nesse dia.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Conhecendo Melhor: Led Zeppelin

Houve um tempo em que os gigantes andaram pela Terra. Mas eram gigantes em altura, eram gigantes da música, que faziam o planeta tremer com seus riffs e melodias. Naquele tempo não havia ninguém maior que Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham: o Led Zeppelin. Resumir a discografia da banda em 5 música é complicadíssimo, mas pode ajudar a entender toda a mística, genialidade e importância da banda inglesa para o rock e para a música em geral. Cliquem nos links pra ouvir as músicas.



1- Whole Lotta Love: A música mostra o peso dos riffs de Page, capazes de sintetizar toda a ideia a ser transmitida pela música. Plant alia muito bem os seus vocais a esse riff, mostrando sua capacidade como vocalista. Jones e Bonham se completam perfeitamente, dando todo o apoio para Page brilhar com suas improvisações, incluindo os solos com o arco de violino.

2- Rock 'n Roll: Como o próprio nome da música diz, ela é um exemplar perfeito do rock n roll. A guitarra faz a batida que consagrou o rock desde sua criação, e junto com o resto da banda passa toda a atmosfera que uma música de rock deveria ter, sendo capaz de fazer um estádio inteiro pular e dançar. Nessa música John Bonham mostra porque é um dos maiores bateiristas de rock de todos os tempos, principalmente do solo de bateria que faz no final da música.

3- Black Dog: A genialidade da música, que espelha a genialidade dos membros da banda, está no revezamento entre os vocais de Plant e a parte instrumental. É outra música com riff e linha de baixo marcantes, que se contrapõem aos agudos de Plant de forma magistral.

4- Kashmir: Hipnotizante. Não há palavra melhor para descrever a música. Desde a letra, passando pela batida da bateria, pelos riffs da guitarra e pela voz de Plant, a música prende a atenção, faz o ouvinte viajar pelo ritmo e pela melodia, mostrando porque os 4 eram os gigantes da música.

5- Stairway to Heaven: A perfeição em forma de música. Nessa canção todo o talento dos 4 integrantes se combinam e se completam da mais perfeita forma, de modo que é praticamente impossível descrever as sensações que se tem ao ouvir a música em palavras. Por isso, vou me limitar a pedir que escutem a música e cheguem ao paraíso.